8 de janeiro de 2011

20º Aniversário de A Malta do Bairro

Em 1991 sai para as salas de cinema Boyz n the Hood, filme de estreia do realizador John Singleton, que curiosamente foi nomeado para o oscar de melhor realizador sendo o realizador mais jovem alguma vez indicado e também o primeiro afro-americano. O filme contou com Cuba Gooding Jr., Ice Cube, Morris Chestnut entre outros.

O filme conta a historia de três jovens negros em 1984 em Los Angeles, mais precisamente em South Central, uma zona com uma elevada comunidade negra, com um ambiente bastante conflitivo e violento. Os três jovens vivem em famílias monoparentais, cada um deles com objectivos na vida diferentes. Furious é levado pela sua mãe à casa do seu pai por achar que não tem condições para educar-lo devido à sua rebeldia.

O filme ganhou em pouco tempo o estatuto de filme de culto, Singleton faz uma excelente abordagem aos problemas sociais que se vive em zonas de maioria negra nos Estados Unidos e antes da cena de abertura do filme há uma mensagem que é o melhor exemplo disso "1 em cada 21 negro é assassinado e na maioria é morto por outro negro." O filme obteve um excelente encaixe nas bilheteiras e foi nomeado para dois oscars.

Melhores Filmes de 1991

Dou-lhe um 7/10 é um magnifico filme social, que aborda um tema sensível nos Estados Unidos, sendo também uma própria critica do realizador ao comportamento dos afro-americanos. Uma excelente banda sonoro com muito hip-hop faz deste filme um dos melhores de 1991 e o melhor do realizador que nunca mais conseguiu ter um filme tão bem sucedido. A não perder.

Sem comentários:

Enviar um comentário