26 de janeiro de 2011

60º Aniversário de Strangers in the Train

Em 1951 saí um dos filmes mais populares de Alfred Hitchcock, que teve o nome estranho em Portugal de O Desconhecido do Norte-Expresso. O filme foi baseado no livro com o mesmo nome de Patricia Highsmith. Hitchcock contou com actores relativamente desconhecidos Farley Granger e Ruth Roman estão nos papeis principais.

A historia é sobre dois estranhos que se encontram num comboio. Haines é um tenista que quer divorciar-se para voltar a casar, mas a sua mulher não quer dar-lhe o divorcio. O outro é Bruno que tem um pai milionário mas que não lhe dá dinheiro. Bruno propõe então um pacto, ele mataria a mulher de Haines e este mataria o seu pai. Embora Haines não aceita o pacto, Bruno decide avançar.

Li o livro de Patricia há uns anos atrás, e adorei, quando soube que Hitchcock tinha um filme baseado no livro fiquei com muita expectativa em ver-lo. Embora seja escusado comparar filme com livro, a minha decepção foi imensa, o filme altera a historia original para pior, torna o argumento politicamente correcto para que o publico norte americano tenha um final feliz. Parece mentira que este homem fez a obra prima de Psicho (1960).

Dou-lhe um 5/10, fiquei bastante decepcionado com o filme, acho que qualquer pessoa que tenha lido primeiro o livro não poderá gostar desta versão do filme, eu confesso que terminei o filme um pouco irritado com todas as alterações que foram feitas ao guião. Ainda assim o filme ganhou o estatuto de filme de culto. Hitchcock podia fazer muito melhor, o livro é excelente.

Sem comentários:

Enviar um comentário