28 de janeiro de 2011

About Elly (2009) - Filme Iraniano

Pensava eu que já tinha visto todos os interessantes filmes de 2009 e até já tinha criado uma lista dos melhores filmes de 2009, eis que aparece About Elly (2009), filme iraniano que venceu vários prémios no ano passado e que só agora tive a oportunidade de ver. Foi realizado por Asghar Farhadi.

A historia é sobre um grupo de casais amigos de classe média que decidem fazer uma viagem até ao norte do país para passar aí três dias. Nesse grupo vai Elly a única mulher solteira que foi convidada por Sepideh que tenta juntar-la com Ahmad o único homem sem mulher no grupo. Ao principio Elly parece tímida e não enquadra-se no grupo mas aos poucos sente-se atraída por Ahmad e ele sente o mesmo. Contudo há algo que irá mudar radicalmente tudo.

Aprecio bastante a filmes que com baixo orçamentos e que com excelentes argumentos conseguem prender-nos totalmente ao ecrã. About Elly (2009) podia muito bem ser uma peça de teatro, quase toda a acção passa-se numa casa de praia semi-abandonada. Além disso o argumento é um autentico estudo ao comportamento humano, que quando confrontado com uma realidade diferente daquela que desejaria, utiliza a mentira para tentar remediar a situação.

Dou-lhe um 7/10, poderia até merecer uma nota mais alta, mas eu pessoalmente achei que a parte final podia estar melhor, que o suspense sobre o destino Elly deveria ter sido mantido. Mas uma coisa é certa, o cinema iraniano continua a "dar cartas", o ano passado tivemos Ninguém Sabe Nada dos Gatos Persas ou o mais recentemente trabalho do realizador iraniano Abbas Kiarostami em Copia Certificada (2010).

Sem comentários:

Enviar um comentário