30 de janeiro de 2011

127 Horas (2010) de Danny Boyle

Danny Boyle é um realizador que qualquer trabalho que lance é quase um acontecimento, não fosse ele o autor de Trainspotting (1996) ou Slumdog Millionaire (2008). Agora traz-nos 127 Horas que contou quase unicamente com um único ator, James Franco.

O filme é uma historia verídica de Aron Ralston um jovem alpinista que adora andar sozinho nas montanhas, até que um dia em Grand Canyon uma rocha prende-lhe o braço, ou seja, ela fica preso num buraco sem qualquer forma de comunicar-se com ninguém e além disso ninguém sabe que ele está ali. Aron fica ali preso 127 horas com pouca agua e comida, uma camara, corda e uma navalha.

O filme fez-me lembrar um pouco Naufrago (2000), pela temática de um homem que se encontra sozinho fora do seu habitat e tem de procurar força interior para ultrapassar as dificuldades. Em 127 horas Aron tem de enfrentar a morte quase certa, sabe que precisa de um milagre para que alguém o encontre. Ainda assim, Aron ganha coragem suficiente para por fim a situação, coragem essa que eu duvido que tivesse numa situação parecida.

Dou-lhe um 7/10, gostei da uilização dos vários flash backs sobre as memorias de Aron enquanto este está preso, a interpretação de James Franco é excelente, poderá não valer-lhe um oscar mas uma nomeação é mais que merecida. A parte da mutilação é muita dura e até gore mas real e realça a coragem de Aron.

2 comentários:

  1. Ui, acho este filme tão tão mau. Não sei como podes achar a parte da mutilação dura. Aliás, não sei como é que alguém pode sentir, com este filme, coisas como claustrofobia, asfixia, tortura, desidratação. Eu só sentia que estava a ver um vídeo da MTV ...

    ResponderEliminar
  2. Mas não achas-te que é preciso ter muita coragem para fazer o que fez? E que a propria situação em que se encontra é tão invulgar que lhe dá para pensar ou repensar a sua vida.

    ResponderEliminar