1 de fevereiro de 2011

Delicatessen - Filme Francês de 1991

Faz este ano o seu 20º aniversário Delicatessen, filme francês realizado por Marc Caro e Jean-Pierre Jeunet, este ultimo fez mais tarde trabalhos como Alien Resurrection (1997) e O Fabuloso Destino de Amélie (2001). Contou com Pascal Benezech, Dominique Pinon e Marie-Laure Dougnac.

A historia passa-se numa época pós-apocalíptica em França, onde a comida é escassa. Num antigo edifício vivem varias famílias que lutam a diário por um pouco de comida. O dono do imóvel é uma personagem sinistra, tem uma loja de carniceria que se dedica a vender carne humana aos seus inquilinos. No entanto a sua filha apaixona-se pela próxima vitima que o carniceiro tem em mente e isso irá estragar-lhe os planos.

Delicatessen tem um pouco terror, romance e muito humor negro. É um prazer para os sentidos. O filme ganhou vários prémios nos festivais europeus e teve um percurso de sucesso no norte da América. Hoje é visto como um filme de culto, para isso muito ajudou a sua estética e o seu negro argumento, muito ao estilo europeu.

Dou-lhe um 7/10 é um Delicatessen em termos visuais e sonoros, um filme inteligente e engraçado que parece que tudo foi feito ao pormenor e nenhum detalhe foi esquecido. Excelente interpretação de alguns personagens, sobretudo o carniceiro (Jean-Claude Dreyfus) que esta magnifico. Um dos melhores filmes europeus de 1991.

Sem comentários:

Enviar um comentário