3 de fevereiro de 2011

O Discurso do Rei (2010)

The King's Speech é um dos filmes de 2010 mais premiados e um dos favoritos para os oscars neste mês de Fevereiro. Realizado por Tom Hooper, que fez filmes como Red Dust (2004) ou The Damned United (2009). Conta no principal papel com Colin Firth e nos secundários Geoffrey Rush e Helena Bonham Carter.

É uma historia verídica sobre a monarquia britânica no século passado. Após a morte do seu pai George V e a abdicação do seu irmão, o príncipe Albert torna-se rei, mas há um problema, ele é gago, depois de varias tentativas de tratamentos com diversos terapeutas, Albert está à beira de desistir, até que a sua mulher conhece a Lionel Logue, um terapeuta pouco ortodoxo mas que lhe irá ajudar a superar a gaguez.

No filme destaca-se sobretudo pela interpretação de Colin Firth, que tem recebido vários prémios e é o grande favorito para o oscar. O filme foca também a solidão, falta de confiança e os traumas infantis do príncipe, o porquê da sua gaguez e a sua luta para superar essa situação que só é vencida graças ao seu teraupeta e mais tarde também amigo. Um filme que nos conta uma historia recente e uma forma divertida.

Dou-lhe um 8/10 é claramente um dos filmes de 2010, não só pela interpretação magistral de Colin Firth, mas também pelo argumento, um bom guarda roupas, magnifica fotografia da época, excelente desempenho dos actores secundários. Um filme que merece estar nos meus melhores filmes biográficos.

3 comentários:

  1. Gostei, gostei. Acho que peca um pouco pela previsibilidade do argumento, mas não deixa de ser envolvente e bonito, com uma realização e fotografias extraordinárias. Firth está muito bem.

    ResponderEliminar
  2. Sim tens razão Rush também está muito bem

    ResponderEliminar