6 de setembro de 2009

The Damned United 2009

Para quem é fã do mundo do futebol este é um filme a não perder. The Damned United tem a sua estreia prevista em Portugal em Setembro ou Outubro deste ano, embora deva ir directamente para o vídeo clube não passando pela grande ecrã.

O filme é realizado por Tom Hooper e conta a historia de Brian Clough's um dos maiores treinadores ingleses de todos os tempos. No papel do treinador está o actor Michael Sheen que fez filmes como Diamantes de Sangue ou Frost vs Nixon.

O filme começa com Brian Clough's como treinador de uma pequena equipa da 3ª divisão inglesa, o Derby County. Durante o filme existem vários flashback's, o realizador joga com duas importantes fases da vida do treinador, uma delas é a fase quando ele estava no Leeds United em 1974 e a outra é a do seu desempenho no Derby County, que com muita ambição e uma boa equipa técnica consegue chegar a 1ª divisão inglesa e vencer a liga inglesa.

Através do filme podemos conhecer o perfil de Brian Clough's um treinador bastante inteligente e ambicioso que não conseguia estar calado e que era um tipo muito vaidoso. Vê-mos também como ele só funcionava com o seu treinador adjunto, amigo e olheiro de jogadores Peter Taylor que tinha excelente olho para encontrar o perfeito jogador para o perfil das equipas por onde passavam. Vê-mos também o seu ódio pessoal a Don Revie um treinador histórico do Leeds e mais tarde da selecção inglesa.

Melhores Filmes Biográficos

O filme não é nenhuma obra prima, nem tenta ser, é um filme para que gosta de futebol e gosta de todo o espectáculo que existe fora das 4 linhas. Os balneários, os problemas entre treinador e presidente do clube, as entrevistas e comentários típicos do mundo de futebol, as picardias entre treinadores e jogadores. Durante o filme vê-mos imagens reais de alguns jogos, e ao final temos várias imagem e vídeos com as personagens reais. Dou-lhe um 7/10.

Sem comentários:

Enviar um comentário