22 de janeiro de 2011

Poetry (2010) - Filme Coreano

É raro falar de cinema asiático aqui, talvez porque não seja grande fã do cinema vindo do oriente, contudo decidi ver Poetry (2010) - Poesia, filme Coreano vencedor do festival de cinema de San Sebastian e venceu também o melhor argumento no festival de Cannes 2010. Realizado por Lee Chang-dong contou com Yoon Jeong-hee no principal papel.

A historia é sobre um mulher já na casa dos 60 anos que começa a interessar-se por poesia e decide ter aulas para apreender. Entretanto após uns exames médicos descobre que tem Alzheimer, contudo guarda a doença em segredo não contando a ninguém. Vive só com o seu neto adolescente que tem problemas na escola, é acusado de juntamente com os seus colegas ter violado uma jovem.
É curioso que no festival de cinema de San Sebastian em 2009 ganhou também um filme asiático, dessa vez foi City of Live and Death (2009) um filme chinês totalmente diferente, esse bastante violento que abordava uma guerra. Para quem gosta de cinema asiático Poetry é sem duvida um filme a não perder. A mim ainda não me conseguiu convencer o cinema oriental.

Dou-lhe 6/10, talvez seja uma nota injusta, mas a verdade é que achei o filme lento, demasiado longo (139 minutos) e muito deprimente. Ainda assim, gostei da interpretação da atriz principal, a fotografia esta magnifica e é sem duvida uma historia diferente e bastante sensível.

Sem comentários:

Enviar um comentário