25 de fevereiro de 2011

30 Anos de Reds - Filme de Warren Beatty

Este ano faz 30 anos que estreou nas salas de cinema Reds, um filme dirigido por Warren Beatty, que recebeu 12 nomeações aos oscars da academia e ganhou 3, entre eles, o de melhor realizador para Beatty. Foi baseado no livro de John Reed "Dez Dias que Abalaram o Mundo". Nos papeis principais principais entraram Diane Keaton e Warren Beatty.

Conta a biográfia do jornalista norte americano John Reed no inicio do século XX. John trabalhava num jornal de esquerdas e era um militante e fanático do partido comunista dos Estados Unidos. Mais tarde decide partir para a Rússia e participa na Revolução de 1917 e mobiliza-se no periodo pós revolução, no seu apoio à causa bolchevique.

Warren Beatty é um nome incontronavel do cinema americano da segunda metade do seculo XX, um individuo talentoso que para além de actor foi também argumentista, realizador e actor. Reds foi um dos seus projectos mais arrojados, falar de um personagem quase desconhecido nos Estados Unidos e de uma nação (URSS) que em 1980 ainda era vista como inimiga é certamente um acto de valentia de Warren.

Melhores Filmes de 1981

Dou-lhe um 6/10 é possivel que esteja a ser injusto, pois o filme tem um bom argumento uma excelente caracterização da epoca, sobretudo do periodo revolucionario. Além das boas intrepetações de Warren e Diane K. Contudo eu pessoalmente tenho de dizer que achei o filme demasiado longo (194 minutos), vários momentos são bastante aborrecidos e finalmente não me fascinou a personagem de John Reed.

Sem comentários:

Enviar um comentário