9 de fevereiro de 2011

Filmes de Culto - Momentos de Glória (1981)

Faz este ano 30 anos Chariots of Fire, um filme britânico vencedor de inúmeros prémios incluído 4 oscars da academia. Foi realizado por Hugh Hudson que na altura era a sua 3ª longa metragem e desde então nunca mais consegui-o alcançar o mesmo sucesso. Tem como atores principais Ben Cross e Ian Charleson.

A historia passa-se longo após a I Guerra Mundial, dois jovens atletas têm o sonho de ganhar uma medalha olímpica nos jogos olímpicos de Paris em 1924. Um deles é Harold Abrahams, filho de um imigrante judeu que enriqueceu em Inglaterra e Harold está obcecado em ganhar uma medalha e demonstrar que apesar das suas origens é tão inglês como qualquer outro concidadão. O outro é Eric Liddell que é um evangélico humilde e corre para agradar a Deus.

Embora seja um historia baseada em acontecimentos verídicos, o filme altera um pouco a verdadeira historia, contudo Chariots of Fire é dos poucos filmes britânicos que conseguiu ganhar o oscar para melhor filme. Tem um bom argumento, aborda a perseguição de dois jovens por um objectivo comum mas por valores e princípios diferentes. Um filme sobre grandes feitos mas que não cai nos frequentes clichés de hollywood.

Dou-lhe 8/10 é sem duvida um filme que merece estar na minha lista de melhores filmes biográficos. Magnifica caracterização da época, boa fotografia e guarda roupa e excelente banda sonora de Vangelis. Uma cena que ficará para sempre na historia é a cena de abertura onde jovens atletas correm numa praia ao som da magnifica musica de Vangelis.

Sem comentários:

Enviar um comentário