11 de março de 2011

Tropa de Elite II (2010) - O Inimigo Agora é Outro

Sou fã do realizador brasileiro José Padilha, um carioca ainda com poucos filmes na sua carreira mas com bastante qualidade, exemplos disso são o primeiro Tropa de Elite (2007) e o documentario Ônibus 174 (2002). Nesta segunda parte de Tropa de Elite contou com os mesmos actores da primeira parte, ou seja, Wagner Moura, Irandhir Santos e André Ramiro.

A historia passa-se no Rio de Janeiro, onde há um motim numa prisão e a policia especial (BOP) é chamada para controlar a confusão. Contudo nem tudo corre bem e o capitão Nascimento é afastado do controle do BOP e curiosamente é "promovido" para trabalhar na segurança do governo do Rio. Por outro lado André Matias é considerando culpado dos acontecimentos da prisão e é afastado do BOP.

Enquanto na primeira parte a historia é sobre a vida de policias do grupo de operações especiais que todos os dias arriscam a sua vida para combater criminosos cobrando um salário baixo e tendo armas piores, nesta segunda parte Padilha aborda o tema da corrupção dentro da policia, os políticos que só pensam na reeleição e os jornalistas que só procuram sangue.

Dou-lhe um 7/10 está muito longe da obra prima do primeiro filme. Tropa de Elite II ainda assim vale a pena ver. Um bom filme de acção com um bom argumento e que mostra o problema das favelas do Brasil desde a sua raiz. Padilha continua a fazer bom cinema e esperamos que assim continue.

Sem comentários:

Enviar um comentário