30 de agosto de 2011

Mundo Cão (1961) - Mondo Cane

Poucos filmes ou documentarios podem vangloriar-se que a partir deles se criou um género. Mondo Cane (1961) é um dos documetais mais influentes na historia do cinema, ele criou um género de documentais conhecido como Shockumentary. Filme italiano dirigido por Paolo Cavara, Franco Prosperi e Gualtiero Jacopetti.

O documental viaja pelo mundo à procura de comportamentos bizarros por parte dos humanos. Assim viajamos por Papua Nova Guine e conhecemos os indígenas, à China e vemos como a população come os cães. Nos EUA vemos como as pessoas da 3ª idade tentam queimar calorias. Os forcados de Vila Franca de Xira, etc, etc.

Dou-lhe um 6/10 é um documentario muito sensacionalista, que curiosamente no início diz que só mostrará a verdade e o que vemos é uma constante alteração e manipulação das imagens. Além disso há um narrador que goza e chega a ter afirmações racistas. De qualquer dos modos, Mundo Cão (1961) que faz o seu 50º aniversário ganhou o seu lugar na historia por mostrar uma outra maneira de fazer cinema.

Sem comentários:

Enviar um comentário