1 de setembro de 2011

Biutiful (2010) de Alejandro González Iñárritu

Alejandro González Iñárritu é seguramente um dos realizadores mais talentosos da atualidade. O seu curriculum não é extenso e Biutiful (2010) é a sua 4ª longa metragem, mas a qualidade dos seus trabalhos é evidente, basta lembrar os seus anteriores filmes; Amores perros (2000), 21 Grams (2003) e Babel (2006). Óbvio que estava com muita expectativa para ver Biutuful (2010), que recebeu muitos elogios e contou com Javier Bardem.

A historia está centrada em Uxbal (Bardem) que vive em Barcelona com os seus dois filhos pequenos e tem que lidar com a sua ex mulher bipolar. Uxbal tem um cancro terminal e ganha dinheiro em negocios com imigrantes ilegais. Tenta reconciliar-se com os seus sentimentos de espiritualidade, culpabilidade e moralidade.

Dou-lhe um 9/10, não sei se é por ser pai de um pequeno menino, mas o filme tocou-me emocionalmente. Aborda na perfeição temas como o amor, a culpa e a paternidade. Iñárritu filma a cidade de Barcelona com chuva, cinzenta e melancólica. Cada toma está repleta de emoção e pormenores. Magnifica interpretação de Bardem, talvez a melhor de 2010. Mais que um filme isto, meus amigos, é pura arte.

Sem comentários:

Enviar um comentário