13 de outubro de 2011

A Árvore da Vida (2011) de Terrence Malick

Terrence Malick é um cineasta bastante singular, nos últimos 20 anos dirigiu só 3 filmes, foram eles The New World (2005), The Thin Red Line (1998) e agora The Tree of Life (2011). Logicamente que sempre que dirige um filme é uma espécie de acontecimento e A Árvore da Vida (2011) foi muito aguardado. Recebeu a Palma de Ouro no Festival de Cannes.

A historia passa-se nos anos 50 e aborda a vida de uma família norte americana, centrado-se na evolução do seu filho maior, Jack. O caminho transcorre desde a infância à sua fase adulta e o seu intento de reconciliação com o seu pai (Brad Pitt), um homem duro e forte que tenta prepara-lo para um mundo hostil. Por outro lado a relação com a sua mãe é totalmente oposta, dado o seu caráter bondoso e humano que tem a sua mãe (Jessica Chastain).

Dou-lhe um 7/10, alguns podem acusar-lhe de ser lento, mas com Terrence o espectador tem de ser paciente porque o filme é um deleite emocional e visual que deve ser visto no grande ecrã. O filme é ambicioso e da-nos uma lição de humildade tentando englobar toda a existência através de uma visão poética. Um trabalho singular e unico de um cineasta único.

2 comentários:

  1. Gostei do filme, da sensibilidade, da poesia contida nas imagens... Tem um lado documentário é verdade, que para alguns pode ser uma seca, mas para outros é magia!!Depois é uma refleão sobre a vida, o mundo, o universo, as relações e o micro cosmo que é a família e o mundo dos afectos.

    ResponderEliminar
  2. En verdad un cineasta único. Me gusto la película.

    ResponderEliminar