25 de outubro de 2011

Diário de um Pároco de Aldeia (1951)

Faz este ano o seu 60º aniversário um dos filmes mais premiados de 1951, Journal d'un curé de campagne, filme francês dirigido por Robert Bresson que teve uma carreia recheada de filmes premiados nos festivais, contudo Diário de um Pároco de Aldeia (1951) foi o seu 1º e mais importante de todos. Foi baseado no best seller Georges Bernanos com o mesmo nome.

A historia é sobre um jovem padre que chega a uma pequena aldeia francesa e nota que a população é pouca católica e que as pessoas desconfiam dele. Tenta ajudar a única pessoa que vai a missa e envolve-se com a sua família. O padre encontra-se bastante doente e a sua única alimentação é vinho com pão e é criticado tanto por outros padres como pela população com o considera alcoólico.

Dou-lhe um 5/10, achei o filme bastante aborrecido, é lento e na minha perspectiva falta-lhe um pouco de vida. O argumento é interessante mas parece-me excessivo considera-lo um filme de culto. Ainda assim a sua influência é notória, tanto que Martin Scorsese's admitiu que este filme é um dos seus preferidos e que algumas frases de Taxi Driver (1976) foram influenciadas por este filme.

2 comentários:

  1. Sem dúvida uma grande influência em Taxi Driver e em Paul Schrader, uma obra-prima, um filme feito com enorme diligência, compaixão e que mostra com grande sensibilidade e contenção as tentativas dum homem simples de se ligar ao mundo, de tentar encontrar consolo em algo, na religião, noutras pessoas, no que quer que seja, antes de perecer. 10/10!

    ResponderEliminar
  2. Veja o filme novamente, se puder, porque é uma obra prima absoluta.

    Abrço e parabens pelo excelente blog

    ResponderEliminar