19 de janeiro de 2012

Filmes de Culto - Brincadeiras Proíbidas (1952)

Não é muito habitual que os filmes abordem a guerra pela visão das crianças. Jeux interdits (1952) faz este ano o seu 60º aniversário e mostra-nos a ocupação da França pela Alemanha de uma forma bem diferente. Foi dirigido por René Clément, um dos cineastas mais importantes do século passado em França, fez filmes como Três Dias de Amor (1950) ou O Sol por Testemunha (1959).

A historia passa-se durante a ocupação nazi em França. Um grupo de civis que tenta fugir são encurralados e atacados pela aviação alemã. Aí está Paulette, uma menina de cinco anos que perde aos seus pais e fica sozinha no meio do campo, então conhece a Michel um rapaz de 10 anos que a leva até casa. Os dois criam uma bonita amizade e vemos através na ingenuidade deles como se relacionam com a morte, religião e guerra.

Dou-lhe um 8/10, um filme muito bonito sobre a infância e a visão de duas crianças sobre o mundo que os rodeia. Argumento bastante emotivo mas que não caí no drama fácil. Venceu vários prémios, incluído o oscar para melhor filme estrangeiro e o Leão de ouro em Veneza. Um filme obrigatório para qualquer apreciador da 7ª arte.

Sem comentários:

Enviar um comentário