29 de janeiro de 2012

Filmes de Culto - The Godfather (1972)

Há precisamente 40 anos a Paramount Pictures tinha comprado os direitos do livro de Mario Puzo e convidou vários realizadores para levar o filme ao grande ecrã. Todos recusaram e só Francis Ford Coppola, então com 31 anos, aceitou o trabalho com alguma relutância. O resultado é conhecido por todos, o filme ganhou os principais prémios desse ano e é considerando hoje em dia por muitos cineastas, como o melhor filme de todos os tempos.

A historia passa-se nos anos 40 e narra a vida de D. Vito Corleone (Marlon Brando), chefe de uma das cinco "famílias" que controlam o poder da "cosa nostra" na cidade de Nova Iorque. O filme começa com o casamento da sua filha e varias pessoas a pedirem-lhe favores. A partir daí vemos a evolução da sua família, seus amigos e inimigos e os seus negócios.

Dou-lhe um 10/10, é possivelmente um dos filmes mais brilhantes da 7ª arte. Conta na perfeição o "sonho americano" através da experiência dos imigrantes italianos ao chegarem aos Estados Unidos e o surgimento da máfia e dos gangsters. Argumento, banda sonora, fotografia, elenco, etc magníficos. Obrigatório, um dos filmes mais importantes da historia do cinema.

1 comentário:

  1. Aqui no Brasil o filme teve um nome muito engraçado "O Poderoso chefão". Concordo com voce é um filme magnifico.

    Emerson

    ResponderEliminar