31 de janeiro de 2012

A Toupeira (2011) - O Espião que Sabia Demais

Tinker Tailor Soldier Spy (2011) foi dos filmes britânicos mais bem sucedidos nas bilheteiras do seu país no ano passado. Tendo em conta que não é nenhuma comédia romântica nem nenhum filme familiar cheio de efeitos especiais há que reconhecer que é um logro. Dirigido por Tomas Alfredson, um cineasta europeu que se tem destacado nestes últimos anos, após o sucesso de Deixa-me Entrar (2008) e o remake americano Let Me In (2010).

A historia é baseada no livro de John le Carré e está situada nos anos 70, em plena guerra fria. George Smiley (Gary Oldman) que tem a missão de investigar a existência de um agente duplo (ao serviço da União Soviética) na divisão de elite do serviço secreto inglês. São cinco os principais suspeitos e é uma investigação bastante perigosa que põe em risco a vida quem trabalha nela.

Dou-lhe um 7/10, é um filme de espionagem a serio, sem necessidade de cenas exageradas de ação como em Missão Impossível ou 007. O filme transporta-nos aos anos 70, todos os pormenores da adaptação da epoca e guarda roupa estão bastante bem trabalhados. Garry Oldman está impecável. A meu ver o único senão do filme é o final ser pouco emotivo, tirando isso, é um dos filmes de espionagem mais reais. Recomendável.

Sem comentários:

Enviar um comentário