13 de fevereiro de 2012

Casablanca (1942) de Michael Curtiz

Quando tinha 16 anos vi pela primeira vez Casablanca (1942) e na altura não achei nada de especial e hoje com 34 belas primaveras, e com mais maturidade, decide rever o filme. Casablanca (1942) faz este ano o seu 70º aniversário e é um dos filmes mais famosos e influentes do cinema. Dirigido por Michael Curtiz, ganhou 3 oscar, incluído para melhor filme. Não teve uma grande estreia mas foi ganhando popularidade com o passar do tempo, sendo hoje um filme de culto.

A historia passa-se na cidade de Casablanca em Marrocos durante a II Guerra Mundial. Aí Rick Blaine (Humphrey Bogart), um americano expatriado por razões desconhecidas, é dono do café mais popular da cidade. Aí passam todos os estrangeiros que pretendem um visa para ir até Lisboa e dai até aos Estados Unidos. Rick é uma pessoa cínica e neutro a todas as questões politicas até ao dia em que entra Ilsa Lund (Ingrid Bergman) com o seu marido.

Dou-lhe um 7/10, embora tenha gostado mais de ver desta vez, ainda o considero ultra valorizado. Gostei bastante do ambiente criado do café de Rick, a interpretação e personagem de Humphrey Bogart está magnifica assim como Claude Rains o capitão francês que é um bom canalha. Filme romântico e alegre, em que muitas das suas frases e musicas ficaram gravadas na cultura popular. Um filme obrigatório para qualquer cinéfilo.

Sem comentários:

Enviar um comentário