24 de fevereiro de 2012

To Kill a Mockingbird (1962)

Hoje é relativamente banal assistir a um filme sobre problemas raciais, mas há 50 anos atrás esse tema era quase tabu. Robert Mulligan dirigiu um dos clássicos mais famosos do cinema com o nome em Portugal de Na Sombra e no Silêncio e no Brasil O Sol é Para Todos. O filme venceu vários prémios nesse ano e ao longo dos anos ganhou um estatuto de culto e de inspiração para outros cineastas.

A historia é baseada no livro de Harper Lee, To Kill a Mockingbird, nos anos 30 no estado de Alabama. Aqui vive Atticus Finch (Gregory Peck) viúvo, com os seus dois filhos pequenos que são criados por "uma mãe negra". Finch é advogado respeitado na cidade que decide defender um negro acusado de matar uma mulher branca. Todo o processo é acompanhado pelos seus dois filhos e pela sua visão infantil.

Dou-lhe um 7/10, Gregory Peck faz um papel inesquecivel, de pai respeitável e com bons princípios mas também um pai carinhoso com os seus dois filhos. Um pai inspirador para qualquer outro pai. Dos filmes que melhor retrata os tempos de infância e a visão dos filhos para com o seu pai, além de respeito há também muita admiração e ternura. Boa fotografia.

2 comentários:

  1. Parece que é obrigatorio gostar deste filme, eu sinceramente achei o filme super aborrecido e como tu costumas dizer "demasiado politicamente correcto".

    ResponderEliminar
  2. O livro é fantástico! Considero Harper Lee uma grande escritora da "adolescência"...
    O filme já não me lembro, mas gostava bem de o ver!

    ResponderEliminar