28 de março de 2012

Detachment (2011) com Adrien Brody

Entre os meus 10 a 14 anos andei numa escola onde a média das notas eras das mais baixas do distrito de Lisboa. O ambiente era em geral mau, alguma violência, turmas com demasiados alunos, professores sem autoridade, vocação e motivação, etc. Este tema é focado em Detachment (2011), filme dirigido por Tony Kaye, que fez poucos filmes até hoje, sendo o mais conhecido American History X (1998).

A historia passa-se nos Estados Unidos, numa escola problematica e acompanha a vida, durante 3 semanas, de professores e alunos, em especial o professor substituto Henry Barthes (Adrien Brody). Henry encontra na escola um ambiente hostil, alunos violentos e pais ausentes. Durante este período cruzam-se no seu caminho três mulheres na sua vida, que irão alterar os seus hábitos.

Dou-lhe um 6/10, talvez seja uma nota um pouco injusta pois o filme é interessante. Coloca-nos na situação dos professores, estressados e com medo de enfrentar a realidade da escola e logicamente a violência estudantil. Boa interpretação de Adrien Brody. O filme é bastante negativista com personagens (todos) cheios de problemas e infelizes, mas que no final deixa-nos alguns sinais de esperança.

2 comentários: