3 de março de 2012

Gandhi (1982) de Richard Attenborough

"Quando desespero, lembro-me que, ao longo da historia, sempre triunfou a verdade e o amor. Houve tiranos e assassinos que durante um momento podem parecer invenciveis, mas, ao final, sempre caem. Tenham presente. Sempre." Umas das muitas famosas frases de Gandhi, certamente uma das pessoas mais famosas do século passado. Gandhi (1982) foi dirigido por Richard Attenborough, que disse na altura que era o filme que sempre quis fazer e teve de juntar dinheiro pois ninguém lhe queria produzir o filme.

A historia é sobre a vida de Mohandas K. Gandhi (Ben Kingsley), desde os seus anos em África do Sul, onde é um jovem advogado formado em Inglaterra e luta contra a discriminação a que os indianos estão sujeitos. Quando regressa à Índia é visto como herói pela população e ele decide viajar pelo seu país para conhecer melhor a sua gente. Aos poucos começa a ser o líder da oposição contra a ocupação inglesa sempre advogando a não violência.

Dou-lhe um 9/10, R. Attenborough consegui transmitir a riqueza da vida de Gandhi, as mais de 3 horas de duração em nenhum momento são aborrecidas. A interpretação de Ben Kingsley é magnifica, seria difícil alguém fazê-lo tão bem. O filme é grandioso, a fotografia, o cenário, os extras, a banda sonora, a montagem, maquilhagem, etc. Um filme dos anos 80 mas que faz lembrar as grandes produções dos anos 50/60. Filme que deveria ser obrigatório nas escolas, um exemplo de humanismo, luta e esperança.

2 comentários:

  1. Essa frase de inicio será que serve para o Pinto da Costa e o clube da fruta?

    1 Abraço
    Manuel

    ResponderEliminar
  2. Obvio de sim Manuel o clube da fruta e dos cafezinhos assim como o mafioso mor um dia irão cair.

    ResponderEliminar