27 de março de 2012

The Manchurian Candidate (1962) com Frank Sinatra

Após a estreia de O Enviado da Manchúria (Portugal) ou Sob o Domínio do Mal (Brasil), este filme foi misteriosamente retirado do marcado, rumores dizem que foi a pedido de Frank Sinatra após a morte de John F. Kennedy. Só nos anos 70 é que o filme voltou a ser distribuído, por esta e outras razões o filme ganhou um estatuto de culto entre muitos cinéfilos. Dirigido por John Frankenheimer que fez filmes como Birdman of Alcatraz (1962), Grand Prix (1966) ou Ronin (1998).

A historia é sobre um oficial do exercito dos Estados Unidos, Ben Marco (Frank Sinatra) que é atormentado com a repetição do mesmo pesadelo; durante a Guerra da Coreia ele e os seus soldados são submetidos a uma intensa lavagem cerebral por militares russos e chineses. Após informar desses pesadelos aos seus superiores é lhe recomendado tarefas mais leves.

Dou-lhe um 6/10 é um thriller politico com um tema bastante engraçado, a lavagem e manipulação cerebral e posterior conspiração, isto em plena guerra fria. Um filme foi lançado pouco antes da famosa crise dos misseis de Cuba. Hoje em dia, 50 anos depois, ver o filme não transmite certamente as mesmas emoções, a mim pessoalmente pareceu-me lento e em algumas ocasiões aborrecido. Ainda assim, um clássico do cinema.

3 comentários:

  1. Concordo completamente, um clássico que não envelheceu nada bem, apesar de os seus temas continuarem relevantes. Talvez o remake tenha tido a sua razão de ser e talvez tenha mais qualidade.

    http://onarradorsubjectivo.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Assistindo hoje a história se torna fantasiosa demais, porém na época teve seu impacto.

    A versão filmada por Jonatham Demme há alguns anos também fica no mesmo nível, principalmente pelo bom elenco.

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Curiosamente não vi o remake e pelos vossos comentarios não vou ver.

    ResponderEliminar