3 de abril de 2012

O Expresso de Xangai (1932) com Marlene Dietrich

Marlene Dietrich foi sem duvida uma das maiores divas do cinema do século XX, uma mulher que além de cinema, fez teatro e foi cantora. Shanghai Express (1932) faz este ano o seu 80º aniversário e foi um dos trabalhos mais importantes de Dietrich. Dirigido por Josef von Sternberg, um cineasta que trabalhou em sete filmes com a atriz.

A historia passa-se em 1931, num comboio que parte de Pequim para Xangai, numa altura em que a China se encontra-se numa guerra civil. Nesse comboio vai o capitão britânico Donald 'Doc' Harvey (Clive Brook) e a famosa "Shanghai Lily"(Marlene Dietrich), uma mulher de má fama que curiosamente teve uma aventura com Doc. Os dois voltam a encontra-se e falam do seus passados, mas durante a viagem são atacados pelos dois bandos da guerra.

Dou-lhe um 6/10, o mais positivo do filme é sem duvida Marlene Dietrich, além da sua boa interpretação está mais bela que nunca, toda a fotografia que J. Sternberg utiliza em Dietrich é magnifica. O resto do filme é banal, sem grande historia, alias o filme supostamente é filmado na China mas mais tarde o cineasta Josef von Sternberg admitiu que não conhecia minimamente a realidade nesse país.

Sem comentários:

Enviar um comentário