9 de maio de 2012

As Nuvens de Kilimanjaro (2011)

Atualmente na Europa vemos que alguns direitos laborais obtidos por algumas gerações estão a ser destruídas em nome da crise. Além disso o desemprego para as faixas etárias mais jovens é altíssimo o que provoca a delinquência e criminalidade. Estes assuntos são abordados pelo filme francês, As Nuvens de Kilimanjaro (2011), que foram premiados em Cannes e foi dirigida Robert Guédiguian.

A historia é sobre Michel (Jean-Pierre Darroussin) e Marie-Claire (Ariane Ascaride) que cumprem 30 anos de casamento, os dois ainda se amam. Michel é um trabalhador sindical numa zona portuária, contudo após uma diminuição de empregos ele perde o seu trabalho, assume esse fato como uma reforma antecipada e decide fazer uma viagem com a sua mulher até Kilimanjaro. Contudo ele e a sua família são assaltados e isso irá mudar o seu comportamento.

Dou-lhe um 7/10, é um filme interessante onde um casal que se considera comunista vive aos seus 50 anos de uma forma bem burguesa e após serem assaltados são obrigados a fazer uma reflexão sobre os seus princípios e por outro lado um jovem desempregado que vê no roubo uma possibilidade de resolver os seus problemas. O filme perde um pouco de gás no final mas é sem duvida recomendável.

1 comentário:

  1. O cinema frances continua a dominar a produçao europeia. Fiquei curiosa de ver este filme.

    Bjs
    Rute

    ResponderEliminar