30 de maio de 2012

Cabaret (1972) de Bob Fosse

Bob Fosse foi um dos mais famosos coreógrafo da Broadway, as suas incursões pelo cinema foram sobretudo musicais e Cabaret (1972), que faz este ano o seu 40º aniversário, foi o seu musical mais famoso e por muitos considerando como o melhor musical da década de 70, numa altura em que este género estava em grande declínio. Liza Minnelli, filha do famoso cineasta Vincente Minnelli, é a grande estrela deste filme que ganhou 8 oscars.

A historia passa-se na Alemanha no início dos anos 30, onde Sally Bowles (Liza Minnelli) uma cantora e dançarina norte americana, que conhece e envolve-se com um professor inglês, Brian Roberts (Michael York) que é o oposto dela. Ela trabalha num famoso cabaret em Berlin e sonha com ser uma atriz famoso. Os dois conhecem a um barão alemão que se envolve com os dois e as coisas começam a complicar-se, além disso, o movimento nazi começa a ganhar força.

Dou-lhe um 7/10, gostei bastante da forma como Bob Fosse dirigiu o filme, os momentos musicais não são excessivos, pelo contrário, são de excelente qualidade sobretudo pelo mestre de cerimonias (Joel Grey). Além disso, a fotografia e o guarda roupa estão excelentes, assim como os sinais de crescimento do nazismo entre a sociedade. Um musical que ao contrario dos habituais é claramente mais realista e politicamente incorreto.

1 comentário:

  1. Grande musical, algumas destas musicas são imortais. Possivelmente o melhor musical da historia.

    Rute

    ResponderEliminar