1 de junho de 2012

Atmen (2011) - Filme Austriaco

O nome de Karl Markovics pode ser desconhecido à maioria mas se digo que ele é o cineasta que dirigiu Os Falsificadores (2007), filme que ganhou o oscar para melhor filme estrangeiro, então aí possivelmente já muitos de vocês conhecem um pouco do seu trabalho. Atmen (2011) é o seu novo trabalho que foi emitido em Cannes 2011 mas que não venceu qualquer prémio.

A historia é Roman, um jovem de 19 anos que atualmente vive numa prisão para menores após ter morto um outro jovem. Tem que encontrar um trabalho para convencer o juiz que já está pronto para estar livre na sociedade. Escolhe um trabalho onde tem que lidar com mortos, vesti-los, limpa-los e mete-los num caixão. Aí por coincidência dá com a sua avó morta e então conhece a sua mãe que o abandonou quando era um bebe.

Dou-lhe 7/10, é um filme típico europeu, onde se aborda um tema social bastante comum na nossa sociedade. Jovens violentos e sem referências paternas que se encontram numa encruzilhada, ter de assumir os erros e tentar encaixar na sociedade. Filme ao estilo do novo cinema romeno, bastante bem filmado e muito interessante.

1 comentário: