11 de maio de 2012

Frenzy (1972) de Alfred Hitchcock

De 1922 a 1976 Alfred Hitchcock, também conhecido como o mestre do suspense, fez mais de 50 filmes deixando um legado impressionante de filmes de culto e clássicos. Pessoalmente há uns 3/4 filmes que considero obras de arte, mas também já vi uns quantos bastante fracos. Frenzy (1972), que faz este ano o seu 40º aniversário e é considerado um clássico do cinema de suspense.

A historia passa-se em Londres que vive atormentada por um assassino em série que estrangula mulheres com uma gravada. Robert Rusk (Barry Foster) é o assassino, que sabendo que pode ser preso a qualquer momento decide incriminar ao seu amigo Richard Blaney (Jon Finch), um homem divorciado, sem trabalho, marginal e com problemas de bebida.

Dou-lhe um 6/10, não é dos melhores filme de Hitchcock (nem dos piores), desde o começo sabemos quem é o assassino e a vitima, ou seja, o fator surpresa é praticamente nulo, além disso há uns momentos de humor que me parecem forçados, a comédia não é o ponto forte de Hitchcock. Mas não é um filme aborrecido, a historia é interessante e o final tem alguma tensão e incerteza.

3 comentários:

  1. Hitchcock é para mim dos dos diretores mais valorizados do cienma e sinceramente nao me parece tao bom... sao opinioes.

    Dinis Moreira

    ResponderEliminar
  2. Gosto deste filme, mesmo sendo inferior a outros clássicos do diretor.

    A trama do "assassino da gravata" prende a atenção até o final.

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Há muito que ando para o ver e tenho muita curiosidade, afinal é o penúltimo do mestre!

    ResponderEliminar