18 de junho de 2012

O Exercicio do Poder (2011) - Filme Francês

L'Exercice de l'État (2011) chamou-me a atenção por ter sido um dos filmes mais nomeados dos prémios franceses (César) do ano passado, e além disso tratar de um tema interessante, o dia a dia de um ministro do governo francês. Dirigido por Pierre Schöller, um homem que trabalha no teatro, televisão e obviamente no cinema.

A historia é sobre Bertrand Saint-Jean (Olivier Gourmet), ministro de transportes do governo francês que tem um problemas entre mãos, privatizar ou não os portos de navegação de França. Gilles (Michel Blanc) é o seu diretor de gabinete e opõem-se totalmente à privatização. Contudo a situação politica muda e o primeiro ministro decide privatizar e indicar a Bertrand para lidar essa privatização.

Dou-lhe um 5/10, a ideia em geral está boa, acompanhar o dia a dia de um ministro e da sua equipa. Contudo o cineasta perde-se em personagens secundarias sem interesse e aquilo que ao inicio parece uma sátira politica torna-se em uma espécie de drama. Boa interpretação de Olivier Gourmet e pouco mais há a assinalar de positivo.

Sem comentários:

Enviar um comentário