13 de agosto de 2012

As Lágrimas Amargas de Petra Von Kant (1972)

O Alemão Rainer Werner Fassbinder morreu tinha apenas 37 anos, estava no auge da sua carreira de diretor, ator, guionista e até dramaturgo. Dos vários trabalhos que fez As Lágrimas Amargas de Petra Von Kant (1972) é uma das suas obras mais aclamadas, que cumpre este ano o seu 40º aniversário, primeiro estreou essa obra no teatro e depois levou-a ao cinema.

A historia passa-se totalmente dentro do quarto de Petra von Kant (Margit Carstensen), que é uma arrogante e bem sucedida desenhadora de moda. Tem uma secretaria pessoal que faz o seu trabalho e Petra trata-a com desprezo. Um dia conhece a Karin, uma jovem bastante bela que tem o sonho de ser modelo. As duas acabam por viver juntas, começando uma relação bastante atormentada.

Dou-lhe um 6/10, embora goste bastante de ver peças de teatro levadas ao cinema, penso que neste caso não ficou tão bem. O argumento é bastante bom, a transformação de Petra ao longo do filme é magnifica, a fotografia também é excelente com uma enorme pintura clássica no quarto de Petra. A interpretação de Margit Carstensen está bastante bem, embora como disse, esta obra no teatro tem outro impacto.

Sem comentários:

Enviar um comentário