11 de agosto de 2012

Onde Vamos Agora? (2011) - Filme do Líbano

Após as várias revoluções que se deram nos países arabés surge uma pergunta pertinente, como irá atuar a religião deste novo panorama? O medo de uma força radical islamita entrar no poder é real e pode deitar a perder o conseguido nas diferentes revoluções. Onde Vamos Agora? (2011) é um filme libanês que aborda a problematica religiosa neste país mas também é um espelho da região.

A historia fala de uma pequena aldeia, quase isolada, no Líbano. Os habitantes são compostos por muçulmanos e católicos e vivem em completa harmonia. Contudo estala a guerra no país entre as duas religiões. As mulheres da aldeia querendo manter a paz entre os habitantes decidem juntar-se para ocultar o que se passa fora da aldeia. Assim tentam de tudo, desde milagres falsos, prostitutas, mentiras, etc.

Dou-lhe um 7/10, um filme interessante e original que aborda um tema muito sensível com um ar bastante leve e até cómico. O filme recebeu um prémio no festival de Cannes, e como curiosidade há que referir que os atores não são profissionais, são quase todos das aldeias onde foram feitas as filmagens. Uma pena que o filme tenha tido pouca divulgação pois merece ser visualizado.

Sem comentários:

Enviar um comentário