5 de agosto de 2012

Yol (1982) O Caminho - Filme Turco

A filmagens de Yol (1982) foi uma aventura tão grande como o próprio filme. Foi dirigido por Yılmaz Güney desde a prisão que enviava notas muito detalhadas a Şerif Gören, o seu braço direito e co-realizador. Depois, antes da montagem, consegue fugir da prisão e foi o próprio Yılmaz Güney que recebeu a palma de ouro em Cannes. O filme foi proibido na Turquia até 1999. Este ano cumpre o seu 30º aniversário.

A historia começa numa prisão da Turquia. A alguns prisioneiros é lhes concedidos uma semana para ir visitar a família. A partir daí acompanhamos a cinco prisioneiros que se dirigem às suas casas e encontram realidades muito diferentes e na maioria problemas para resolver. A Turquia vivia nestes anos numa ditadura militar bastante dura.

Dou-lhe um 7/10, o filme tenta demonstrar a realidade daqueles tempos na Turquia, um país onde o respeito dos direitos civis no existia e principalmente os direitos das mulheres é inexistente, sobretudo nas zonas mais rurais e profundas da Turquia. É um filme com uma visão negativista e tecnicamente bastante pobre, mas estamos a falar um filme filmado quase ilegalmente, embora os atores estão excepcionais.

3 comentários:

  1. Penso que na turquia rural estes problemas continua

    ResponderEliminar
  2. Nos anos oitenta este filme foi lançado por aqui em vhs, mas não cheguei a assistir.

    Não sei se foi lançado em dvd.

    Abraço

    ResponderEliminar