23 de setembro de 2012

Conto de Inverno (1992) de Eric Rohmer

Um dos filmes que mais marcou o género romance nestes últimos anos foi sem duvida Conte d'hiver (1992), que este ano cumpre o seu 20º aniversário. Foi dirigido por Eric Rohmer, figura importante da nouvelle vague do cinema francês do pós-guerra. Conto de Inverno (1992) foi um dos filmes mais importantes de Eric e fazia parte de uma quadrilogia sobres as quatro estações.

A historia começa com umas ferias de verão, onde Felice e Charles se apaixonam perdidamente. Contudo uma confusão com os endereços faz com que perdam o contato. Cinco anos depois, Felice está a morar em Paris com a filha de Charles e ainda sonha em encontrar o seu "príncipe". Relaciona-se com dois pretendentes mas com nenhum consegue manter uma relação seria.

Dou um 7/10, o filme tem uns diálogos deliciosos, onde se fala em amor, politica, religião, filosofia, etc. A personagem de Felice (Charlotte Véry) faz um magnifico papel com uma constante indicação e uma enorme esperança. Um filme bonito, bastante invernal que por vezes é um pouco lento mas em geral merece ser visualizado e lembrado como um clássico do género romântico.

2 comentários:

  1. Apesar do pouco apuro técnico, é um óptimo argumento, gosto bastante deste filme. Já viste outros do Rohmer? Ma Nuit Chez Maud é muito agradável também.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Curiosamente não vi nenhum dos outros filmes mas fiquei curioso. Obg pela dica.

      Eliminar