15 de setembro de 2012

The Quiet Man (1952) de John Ford

Para muitos John Ford é um dos principais cineasta do século XX, embora seja mais conhecido pelos seus westerns como Stagecoach (1939), The Searchers (1956) ou The Man Who Shot Liberty Valance (1962), J. ford aventurou-se pelos dramas Como era verde o meu vale (1941) e também comédias românticas como The Quiet Man (1952), que faz este ano o seu 60º aniversário. O filme teve um grande sucesso de bilheteiras e John Ford ganhou um oscar como realizador.

A historia é sobre Sean Thornton (John Wayne) um homem com 30 anos que regressa à sua terra natal na Irlanda profunda. Ele que partiu para os Estados Unidos ainda era um garoto. Ao chegar aí quer comprar a sua antiga casa e conhece a Mary Kate Danaher (Maureen O'Hara), uma ruiva impressionante que rapidamente conquista o seu coração. O problema é que o irmão de Mary Kate nao gosta de Sean e este já não conhece os costumes do lugar.

Dou um 6/10, para mim não é dos melhores filmes do cineasta. A típica comédia romântica onde um estrangeiro desconhecendo os costumes locais não consegue adaptar-se. A aldeia está cheia de personagens exageradas para tentar fazer rir ao espetador. Magnifica fotografia a cores da Irlanda e boa interpretação de John Wayne e Maureen O'Hara, sobretudo esta ultima que faz muito bem o seu papel de solteirona irlandesa.

Sem comentários:

Enviar um comentário