17 de outubro de 2012

The Big Sky (1952) de Howard Hawks

Howard Hawks foi um dos cineastas mais importantes e influentes do século passado, passou por vários géneros e fez filmes míticos, tais como Scarface (1932), Sergeant York (1941) ou Rio Bravo (1959). The Big Sky (1952) é também dos seus filmes mais emblemáticos, que cumpre este ano o seu 60 aniversário. Filme a preto e branco que recebeu duas nomeações para os oscars e teve uma boa bilheteira.

A historia passa-se no século 19 e acompanha a aventura de dois amigos, Jim Deakins (Kirk Douglas) e Boone Caudill (Dewey Martin), que encontram numa prisão de uma pequena vila no sul dos Estados Unidos a Zeb Calloway (Arthur Hunnicutt). Os três decidem fazer uma viagem pelo rio Missouri para negociarem com os índios.

Dou um 6/10, o filme tem vários pontos de interesse, a fotografia da paisagem é magnifica, as interpretações de Kirk Douglas e sobretudo de Arthur Hunnicutt. O menos positivo é a forma patriótica e previsível como esta feito o filme. Ainda assim, recomendo para quem gosta de H. Hawks e dos grandes épicos dos anos 50/60.

Sem comentários:

Enviar um comentário