18 de novembro de 2012

Play (2011) - Filme Sueco

Após a sua estreia Play (2011) criou uma enorme polémica na Suécia. Aborda um tema delicado, a delinquência juvenil imigrante ou de segunda geração. Foi dirigido por Ruben Östlund, que foi acusado de racista pela extrema esquerda, mas também teve muitas criticas positivas ao seu trabalho.

Como nota pessoal, devo dizer que este filme mexeu comigo, nasci num bairro da zona metropolitana de Lisboa, onde existe uma enorme percentagem de imigração das antigas colónias portuguesas em África. O meu grupo de amigo era composto tanto por branco como por negros e em varias ocasiões fizemos danos a terceiros mas longe de ser um gang organizado. Entre os anos 80/90 haviam vários gangs organizados e prigosos em Lisboa de negros inspirados no rap dos Estados Unidos que em muitas situação amedrontavam e assaltavam.

A história de Play (2011) passa-se em Gotemburgo, na Suécia, onde um grupo de cinco adolescentes negros se dedicam a assaltar a garotos da sua idade.Além do assalto humilham e provocam as suas vitimas. 

Dou um 7/10, filme duro e realista de um subúrbio de uma grande cidade.Por vezes é lento com a utilização exagerada de câmaras e imagens paradas.Boa interpretação por parte dos adolescente. Há que ter coragem para levareste tema ao cinema por sempre virão os mesmos a chamar racista mas naverdade a historia de Play pode passar-se em qualquer cidade, mais queracista é uma questão de educação e inadaptação dos imigrantes e também àfalta de ordem por parte do estado contra a pequena deliquência.

2 comentários:

  1. Gonga nós somos amigos desde a infancia e fizemos eramos um grupo nada ortodoxo....

    Artur

    ResponderEliminar
  2. O grande problema com este assunto é claro, quem não se adapta fora do país.

    ResponderEliminar