10 de dezembro de 2012

Melhores Filmes de 1972

No ano de 1972 há um filme que salta à vista, The Godfather, foi o grande vencedor dos prémios desse ano, juntamente com o musical Cabaret. The Godfather marcou uma época e uma maneira de fazer e ver cinema.

Eis a minha lista para 1972:

é possivelmente um dos filmes mais brilhantes da 7ª arte. Conta na perfeição o "sonho americano" através da experiência dos imigrantes italianos ao chegarem aos Estados Unidos e o surgimento da máfia e dos gangsters. Argumento, banda sonora, fotografia, elenco, etc magníficos.

É um excelente thriller que não deixa indiferente a ninguém, mostrando que o ser humano perante uma situação de violencia mostra o seu lado mais selvagem

3 - Sleuth - Trama Diabólica / Jogo Mortal
é realmente maravilhoso assistir a atuação destes belíssimos atores, além disso a historia dá varias reviravoltas e as mais de duas horas de duração em nenhum momento são aborrecidas. Um filme que além de ser uma comédia requintada tem também uma critica subtil à nobreza britânica.

4 - Solaris
Tarkovsky com um orçamento baixo e com efeitos especiais limitados consegue transmitir bem as duvidas que Chris Kelvin tem ao longo do filme, um psicólogo que mesmo sabendo que esta a atuar mal não quer ver a verdade.

5 - Cabaret
gostei bastante da forma como Bob Fosse dirigiu o filme, os momentos musicais não são excessivos, pelo contrário, são de excelente qualidade sobretudo pelo mestre de cerimonias (Joel Grey). Além disso, a fotografia e o guarda roupa estão excelentes, assim como os sinais de crescimento do nazismo entre a sociedade.

um típico filme de John Huston, com personagens anti heróis e que vivem à margem da sociedade. O filme mostra o lado menos positivo deste desporto, onde o recrutamento de pugilista faz-se nos bairros mais pobres e em pessoas mais necessitadas.

7 - Aguirre, o Aventureiro - Aguirre, a Cólera dos Deuses
é um filme com uma magnifica fotografia, é deslumbrante ver as paisagens da América do sul e o guarda roupa do século XVI. As interpretações estão bastante bem, seguramente o desespero de passar 5 semanas na selva em condições extremas tenha ajudado. Klaus Kinski que faz de Aguirre e está genial mesmo que parece muito estranho ouvir espanhóis a falar em alemão.

2 comentários:

  1. Deliverance é para mim o n.1, um dos melhores thrillers da historia, senao o melhor.

    Ivo

    ResponderEliminar
  2. Desta lista não assisti apenas a "Solaris".

    Os demais filmes são ótimos, cada um no seu estilo. Como gosto pessoal, apenas "Cabaret" não está entre os meus favoritos.

    Abraço

    ResponderEliminar