18 de janeiro de 2013

Amour (2012) - Amor

É sempre um acontecimento quando Michael Haneke estreia um novo filme, os seus trabalhos são sempre nomeados e ganham prémios nos principais festivais e cerimonias de cinema. Amour (2012) é o seu ultimo trabalho e venceu a Palma de Ouro em Cannes. O filme teve uma otima receção por parte da critica e seguramente irá colecionar muitos prémios.

A historia é sobre um casal de idosas, e praticamente toda a ação se desenrola dentro da casa deles em Paris. Anne (Emmanuelle Riva) fica doente e incapacitada para fazer a sua rotina, então o seu marido, Georges (Jean-Louis Trintignant), decide contratar umas enfermeiras para o ajudar, mas aos poucos a situação da sua mulher vai piorando.

Dou um 7/10, filme bastante duro e negativista, bem ao jeito de Michael Haneke. Um casal de idosos que anteriormente foram pessoas cultas e eruditas e vêem agora numa situação de declínio completo. Um excelente retrato da velhice e também do amor e companheirismo entre um matrimônio de muitos anos. Michael Haneke não é certamente dos meus cineastas preferidos mas sempre toca em pontos muito interessantes.

2 comentários:

  1. Negativista mas também realista, alias é até certo ponto auto-biografico, pois os pais do diretor tiveram um final parecido.

    Penso que é um filme que aborda o amor na 3ª idade de uma forma bem realista.

    Luis Pato

    ResponderEliminar
  2. Gosto do cinema perturbador de Haneke, mas ainda não vi este novo filme.

    Abraço

    ResponderEliminar