14 de janeiro de 2013

Ferrugem e Osso (2012) - De Rouille et D'os

Após ter dirigido o aclamado Un prophète - Um profeta (2009), para mim o melhor filme de 2009, muitos perguntaram se o cineasta francês Jacques Audiard conseguiria manter a qualidade cinematografica tão elevada. Finalmente este ano saiu De Rouille et D'os (2012), que competiu pela Palma de Ouro no Festival de Cannes em 2012 e recebeu duas indicações ao Globo de Ouro.

A historia é sobre Ali (Matthias Schoenaerts), um homem na casa dos 20 anos que viaja desde a Bélgica até ao sul de França com o seu filho. Ali fica na casa da sua irmã e começa a trabalhar como segurança de uma discoteca e em uma noite conhece a Stéphanie (Marion Cotillard). Ali leva-a a casa após ela ter discutido com um rapaz. Ela mais tarde irá ter um acidente no seu trabalho que ficará sem as suas pernas.

Dou um 8/10, excelente trabalho deste cineasta demonstrando que o seu anterior filme não foi obra do acaso. Magnifica historia de duas pessoas frias, egoístas, que não acreditam no amor, que se conhecem em circunstâncias estranhas. Ali é pratico, bruto, mau pai, enquanto Stéphanie é convencida e autoritária. Boa interpretação dos dois atores, e Jacques Audiard consegue transmite uma tensão constante ao longo do filme. Certamente um dos melhores filmes de 2012.

1 comentário: