3 de março de 2013

Tabu (2012) - Filme Português

Já estou há mais de 5 anos a viver no País Basco e Tabu (2012) é o primeiro filme português a passar nos cinemas daqui. As criticas em Espanha, em vários meios de comunicação, foram muito pasitivas. Foi dirigido por Miguel Gomes, jovem cineasta português que estreia a sua 3ª longa metragem. Atingiu o reconhecimento internacional com este trabalho. Tabu (2012) é uma homenagem à obra homónima Tabu de F. W. Murnau (1931).

A historia está dividida por duas partes e uma breve introdução. A primeira parte, Paraíso Perdido, passa-se em Lisboa, num prédio antigo e acompanha a vida de três mulheres, uma velha meio louca, a sua criada cabo verdiana, e uma vizinha solitária. Numa segunda parte, Paraíso, estamos em África e acompanhamos a juventude da velha meio louca.

Dou um 8/10, fiquei maravilhado com a segunda parte do filme, é realmente algo novo e original o que o cineasta conseguiu fazer. Enquanto que a primeira parte achei o filme um pouco lento, devo confessar que fiquei espantado com a evolução da segunda parte. A fotografia está excelente e a voz narrativa é magnifica. Um filme diferente e nada comercial mas um verdadeiro "delicatessen" para qualquer cinéfilo.

1 comentário:

  1. Olá,
    Adoro ler livros e aprecio muito filme, principalmente aqueles que se inspiraram em alguma obra literária. Parabéns pelo blog. Muito bom.
    Estou te seguindo e te convido a me fazer uma visita e se você gostar me siga também.
    Bjos
    Lu
    http://vergostarler.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar