5 de março de 2013

Obsessão (1943) Filme Italiano

Só o lançamento deste filme já dava para fazer um outro filme. Ossessione (1943), faz este ano o seu 70º aniversário, mas na verdade não estreou nesse ano, o governo fascista italiano mandou queimar todos os exemplares do filme, Luchino Visconti que dirigiu este filme, conseguiu esconder algumas copias. Ainda assim, não conseguiu obter os direitos de autor do romance, O carteiro toca sempre duas vezes, no qual o filme é inspirado.

Só nos anos 70 é que o filme consegue estrear nos cinemas de todo o mundo e obteve bastante sucesso sobretudo junto a cineastas e críticos de cinema. Para muitos este foi o primeiro filme da famosa era do neorealismno italiano. Demorou mas Luchino Visconti viu o seu filme como um clássico do cinema e sobretudo como um dos filmes italianos mais importantes da historia.

O filme conta a historia de um vagabundo, que anda a viajar por Itália sem destino, até que um dia vai parar a uma estação de gasolina de beira de estrada e conhece a mulher do dono do estabelecimento. A atração entre os dois é evidente e aos poucos começam a planear matar o marido dela.

Dou um 7/10, filme bastante interessante apesar dos seus 70 anos. Hoje é relativamente normal este tipo de enredo mas na altura foi algo novedoso. Boa escolha dos atores e excelentes interpretações. Alguma ingenuidade em algumas cenas mas sobretudo nota-se muita falta de meios. Ainda assim, um filme essencial para qualquer fã do neo realismo italiano.

Sem comentários:

Enviar um comentário