30 de setembro de 2009

O Pecado Vive ao Lado (1955)

Só à cerca de dois anos é que comecei a descobrir o trabalho de Billy Wilder, um dos realizadores mais famosos do século passado, com obras como Pagos a Dobrar (Double Indemnity), Crepúsculo dos deuses (Sunset Blvd), Sabrina ou Quanto mais quente melhor. Ganhou vários prémios e a maioria dos seus filmes obteve bons encaixe de bilheteiras e muitos viraram clássicos.

Recentemente vi o Pecado Vive ao Lado de 1955, em original The Seven Year Itch, com Marilyn Monroe e Tom Ewell, ao principio esperava pouco, uma comédia romântica de Wilder, parecida com o Apartamento de 1960 o qual não achei grande piada. Fiquei agradavelmente surpreso ao ver o filme, é uma comédia bastante inteligente, o actor Tom Ewell faz um grande papel, fez-me lembrar alguns papeis de Woody Allen com todas as paranoias e manias.

O filme é hoje um classico, com a famosa cena de Marilyn que ao passar por um ventilador na rua e a sua saia levanta-se, uma imagem inúmeras vezes repetida e imitada. A historia é sobre um homem que tem de passar o verão a trabalhar enquanto a sua mulher e filho vão de ferias, nisto muda-se para o edifício uma mulher lindissima (Marilyn Monroe) e o homem tem de lutar para não se apaixonar pela louraça.

Grande parte do filme o actor pensa em voz alta, desde a sua felicidade por estar em casa sozinho até as suas duvidas sobre os sentimentos de tem por Marilyn ou por sua mulher. As suas paranoias são brilhantes e muito divertidas, com ele a imaginar as diferentes situações de forma exagerada.

Melhores Filmes de Comédia

O filme é muito divertido e alegre, com situações engraçadas mas sem caírem no ridículo. Billy Wilder mostra como realizar um bom filme sem necessitar de um grande orçamento, utilizando sobretudo um excelente argumento e dois bons actores. Um filme para ver e desfrutar uma boa gargalhada. Dou-lhe um 8/10, pois é uma comédia mesmo ao meu gosto.

Sem comentários:

Enviar um comentário