Este clássico de 1986, realizador por John McNaughton, era um filme que já a algum tempo queria ver, um filme que aborda o tema de um assassino em serie e que está considerando como um dos melhores deste género.
O filme começa por mostrar várias mulheres mortas de diferentes maneiras e Henry escolhendo as suas vitimas ao acaso. Henry vive numa pequena casa com um ex companheiro da prisão, este recebe a visita da sua irmã, que irá viver com eles durante um tempo. Esta apaixona-se por Henry após ele ter contado como matou a sua mãe.
Filme com um baixo orçamento, cerca de 110 mil dólares, foi bastante controverso e embora tenha sido filmado em 1986 só estreou nos Estados Unidos em 1989 por problemas com a violência que contem o filme. Ainda assim tornou-se num clássico, pela simplicidade como aborda o tema, não fazendo de Henry uma pessoa culta como Hannibal (Silencio dos Inocentes) que escolhia cuidadosamente as suas vitimas, pelo contrario Henry é analfabeto, bruto, tem problemas sexuais e mata por prazer, não procura nos jornais nem na televisão qualquer noticia sobre os seus actos.
Melhores Filmes de Terror
A pergunta é; porquê que nos fascina tanto historias sobre assassinos em serie? Esta obsessão chegou a ser motivo de um filme de Oliver Stone Assassinos Natos em que criticava a sociedade por idolatrar os assassinos, embora o realizador exagera não deixa de ser uma boa mostra da fascinação que este tema cria.
Dou-lhe um 8/10, pois gostei bastante do filme, gostei de ver como o realizador retrata os dois amigos (Henry e o seu companheiro de piso) homens com poucos princípios, que vivem à margem da sociedade. Sem duvida que o filme é duro e tem muito sangue, mas é possivelmente o melhor a retratar um assassino em serie.
Sem comentários:
Enviar um comentário