18 de dezembro de 2009

100 Melhores Filmes - Parte VI

Deixo aqui a 6ª parte desta lista na qual ainda estou a trabalhar e se poderá ver a sua evolução neste link e estará sempre disponível no sidebar do blog.

50 - Groundhog Day (1993) - Feitiço do Tempo
IMDB Ranking - 8.1
Considerados por muitos um dos melhores filmes de comédia de todos os tempos conta a historia de um jornalista (Bill Murray) enviado mais uma vez para cobrir as festividades do Dia da Marmota numa pequena cidade do estado nos Estados Unidos. Ele não vê a hora de terminar o trabalho e voltar para casa, mas o inesperado acontece: ele cai em um "feitiço do tempo", e todos os dias seguintes passam a se repetir sempre iguais ao Dia da Marmota. Quando ele percebe o feitiço, passa a tirar vantagem dele, mas depois vem o tédio e o sentimento de frustração por não saber como sair daquela situação. O filme teve uma enorme influencia na sociedade, com o termo dia a marmota a ser aplicado em diferentes aspectos do dia a dia. Com um orçamento de 14 milhões de dólares e obteve um lucro considerável de 150 milhões.

51 - Existenz (1999)
IMDB Ranking - 6.8
Filme de David Cronenberg que conta a historia de uma programadora de jogos de computador num futuro, onde o mundo virtual tem uma enorme importância na vida das pessoas. Ao apresentar o seu novo jogo é vitima de uma perseguição por um grupo de fanáticos que a querem matar. Na fuga é ajudado por um segurança, e aí mistura-se a realizade com o mundo virtual. O filme é um excelente thriller, empolgante do principio ao fim, estando o espectador na duvida de quando acaba o mundo virtual e começa a realidade. O filme recebeu vários prémios e teve um orçamento de cerca de 28 milhões de dólares.

52 - Gadjo Dilo (1997) - O Estrangeiro Louco
IMDB Ranking - 7.2
Filme francês sobre um jovem que cresce a ouvir umas cassetes de musica romena que o seu pai ouve frequentemente. A cantora é Nora Luca uma desconhecida que o jovem após a morte do pai decide procurar. Cruza a Roménia mas quem acaba de conhecer é um cigano que o adopta como filho, conhece também Sabrina uma jovem cigana cuja paixão e liberdade enfeitiçam-no. O filme é um hino à vida, ao nosso lado menos racional e planificador. Da-nos uma lição de tolerância entre as diferentes culturas. Com uma excelente fotografia das paisagens da Roménia e uma banda sonora fantástica. Filme que infelizmente passou ao lado dos principais festivais de cinema.


53 - Good Bye Lenin (2003) - Adeus Lenine
IMDB Ranking - 7.8
A historia começa com as manifestações populares contra o regime marxista-Leninista da Alemanha Oriental no ano de 1989, pouco antes da queda do muro de Berlim. Entre os manifestantes, encontra-se Alex, filho de uma professora entusiasta do socialismo, ela vê-o e logo a seguir sofre uma parada cardíaca, como efeito colateral, entra em estado de coma. No hospital, Alex sente-se culpado pelo estado de saúde da sua mãe. Quando ela se recupera o muro de Berlim já tinha caído e a Alemanha estava unificada. Para que a mãe não sofresse um choque emocional que debilitasse a sua saúde, Alex recria no seu apartamento a extinta RDA, com produtos, notícias e até mesmo pessoas, mostrando uma fictícia derrocada do capitalismo na Alemanha. Um filme muito divertido e emotivo, vencedor de vários prémios europeus e com um orçamento de 5 milhões, obteve um encaixe de 80 milhões.


54 - Die Welle (2008) - A Onda
IMDB Ranking - 7.5
Filme Alemão que foi baseado numa historia veridica que aconteceu na Califórnia. Durante um projecto semanal, um professor ensina aos estudantes o tema da autocracia como forma de governo. Os estudantes não acreditam na ideia de que pudera voltar uma ditadura como a doTercer Reich nos nossos dias. O professor decide fazer uma experiência com os alunos para demonstrar o fácil que é manipular as massas. Fazendo que cada dia os alunos seguirem uma regra nova. A popularidade do curso era cada dia maior, e deu-se o nome ao curso de "A Onda". O filme parece uma espécie de estudo sociológico, deixa o espectador a pensar e a reflectir no que acaba de ver. Filme que foi um sucesso europeu que só na Alemanha conseguiu que nos dois primeiros meses levar ao cinema 2.3 milhões de pessoas.

55 - Intacto (2001)
IMDB Ranking - 6.9
Filme do espanhol Juan Carlos Fresnadillo que aborda o tema da sorte e do azar, no filme totalmente diferente com muita adrenalina. Um jovem único sobrevivente de um acidente de avião conhece a um homem que acredita que este jovem tem um dom de ter sorte, então começam os dois a ganhar dinheiro indo a casinos e concursos onde se prova a sorte de cada um. Com uma cena mitica onde vários homens de olhos vendados correm num bosque cheio de pinheiros para ver quem é o ultimo a cair. Aos poucos os dois começam a ser mais gananciosos e entram por caminhos perigosos. O filme recebeu vários prémios incluído dois Goyas.

56 - Two Lovers (2008) - Duplo Amor
IMDB Ranking - 7.9
Filme de James Gray, que narra a historia de um homem na casa dos trinta anos (Joaquín Phoenix) que é bipolar e após terminar um relacionamento volta a casa dos seus pais. Aí conhece uma vizinha dos seus pais e apaixona-se por ela (Gwyneth Paltrow). Contudo os seus pais tentam que ele se apaixone pela filha de um amigo com o qual têm negócios. O filme além de abordar a doença bipolar, fala também sobre as escolhas que temos de fazer, as alternativas e decisões. A parte final esta magnifica, um final inesperado e brilhante. Excelente interpretação de Joaquin Phoenix.

57 - Che: Part Two Guerrilla (2008)
IMDB Ranking - 7.0
Segunda parte do filme de Steven Soderbergh sobre partes da vida do famoso revolucionario Ernesto Che Guevara. Nesta segunda se enfoca na tentativa de Che começar uma revolução na Bolivia em 1967. Entra no país de maneira incognita e recruta guerrilheiros nas selvas. O realizador demonstra as varias traições que teve, o pouco apoio que recebeu de Cuba e sobretudo da população local que o considerava como um estrangeiro que provocaria a sua captura e fuzilamento. O filme é uma espécie de documentario sobre os últimos meses de vida do comandante. O filme recebeu alguns prémios, incluído de melhor actor para Benito del Toro em Cannes. O filme sofreu várias criticas negativas nos Estados Unidos e poucas foram as salas de cinema que projectaram o filme.

58 - Reservoir Dogs (1992) - Os Cães Danados
IMDB Ranking - 8.4
Filme que deu a conhecer Quentin Tarantino, mostrou desde logo um estilo próprio, misturando cenas muito violentas com diálogos brilhantes, filme que se convertio em poucos anos como de culto. A historia é a seguinte; seis criminosos são contratados para fazer um roubo, eles não se conhecem para na eventualidade de algum ser apanhado não dizer nada à policia, assim cada um recebe uma cor. Porém alguma coisa corre mal, a policia já sabia o que ia a passar, ou seja, havia um chibo no grupo. Filme que ao principio era para ser realizado por Tarantino e seus amigos com um orçamento de 30 mil dólares, chegou as mãos de Harvey Keitel que com os seus contactos conseguiu um orçamento de 1.2 milhões de dólares. Recebeu vários prémios em vários festivais de cinema.

59 - Sunset Boulevard (1950) - Crepúsculo dos Deuses
IMDB Ranking - 8.7
Filme de Billy Wilder que conta a historia de uma antiga estrela do mundo do cinema mudo, que recusa aceitar que os seus dias de gloria já passaram e contrata um guionista para que este escreva um argumento de a faça regressar à gloria, este irá convertirse em seu amante. O filme desde o primeiro momento foi recebida com excelentes criticas e hoje é considerada como uma das obras mais importantes do cinema norte americano. O filme mostra na perfeição a queda das grandes estrelas do cinema mudo que após a criação do som não conseguiram adaptar-se a essa nova realidade. O filme recebeu três oscars e teve um orçamento de não chegou aos 2 milhões de dólares.

Sem comentários:

Enviar um comentário