23 de dezembro de 2009

O Evangelho Segundo São Mateus (1964)

Agora que estamos na época natalícia, decidi escolher um filme que serve para lembrar-nos do porquê que existe o Natal. Não serve só para comprar todas as coisas desnecessárias ou comer até não poder mais. O Natal existe sobretudo para comemorar o nascimento de Jesus. Assim o filme que escolhi para este natal foi Il Vangelo Secondo Matteo de 1964 por Pier Paolo Pasolini.

O enredo é o seguinte; Um anjo começa por anunciar a José que a sua Mulher está gravida pelo Espírito Santo, então vemos o nascimento de Jesus, a chegada dos três magos, a fuga dos seus pais do Rei Herodes. Daí passamos para Jesus já adulto sendo baptizado por João Baptista no Rio Jordão. Depois retira-se para o deserto durante quarenta dias e vai ao encontro dos seus discípulos para recrutar-los para a sua missão. Realiza vários milagres, é adorado pelo povo, ao chegar a Jerusalém é traído por Judas, morre crucificado e ressuscita três dias depois.

É indiscutivelmente dos melhores filmes sobre a vida de Jesus, e o mais curioso é feito por um cineasta que se declarava ateo e comunista. O filme tem claramente uma influencia de filmes italianos do neo-realismo como Ladrões de Bicicletas de Vittorio De Sica ou Roma Cidade Aberta de Roberto Rossellini já que são utilizados actores amadores e os figurantes são pessoas que viviam nas aldeias no sul da Itália onde foram realizadas as filmagens.

Melhores Filmes Biográficos/Históricos

O filme tem uma excelente fotografia, banda sonora e guarda roupas. Algumas curiosidades foram o facto da mãe do realizador fazer de mãe de Jesus Cristo quando está velha. Ou o facto no papel de Jesus Cristo está um jovem sindicalista espanhol de 19 anos que tinha ido a Itália buscar apoios para a sua luta anti-fascista. O filme teve uma excelente recepção entre a critica e foi nomeado a três oscars.

Gostei bastante e dou-lhe um 7/10, a única critica que faço é a fraca intensidade que o realizador transmite desde a detenção de Jesus até a sua crucificação. Contudo é sem duvida um filme a não perder. Aqui deixo um dos momentos em que Jesus discursa em Jerusalém.

Sem comentários:

Enviar um comentário