Oliver Stone foi dos primeiros realizadores que gostei, filmes como Platoon, Nascido a 4 de Julho, Assassinos Natos ou JFK, fizeram com que acompanha-se o seu trabalho. Curiosamente Salvador de 1986 ainda não tinha visto, vi-o recentemente e tenho que dizer que vale mesmo a pena ver.
O filme conta uma historia verídica de um fotografo (James Woods) bastante desorganizado que vê o conflito existente em El Salvador como a sua "tábua de salvação" na sua carreira profissional. Convence a um amigo (Jim Belushi) a viajar até aí. Amigo esse que procura diversão, marijuana e prostitutas.
El Salvador vive uma situação de guerra civil, parecida com muitos países durante a guerra fria. De um lado está o exercito tentado criar um estado militarista e por outro lado camponeses a tentar impor um regime socialista. Aí surge os Estados Unidos, país que deseja evitar a todo o custo que o país cai-a em mãos comunistas, apoiando a qualquer ditador que vaí-a contra essa ideologia.
O filme acompanha o fotografo na sua tentativa de encontrar uma boa reportagem, mas também como tenta saber a verdade sobre o conflito e da sua tentativa de ajudar os amigos que tem aí. O filme tem um grande teor politico, mas em nenhum momento chega a ser aborrecido ou lento. Como quase todos os filmes de Oliver Stone, este também foi polémico, com os conservadores americanos a acusarem o realizador de comunista e anti patriota, mas a verdade é que o filme é um exemplo da actuação politica dos Estados Unidos durante a guerra fria.
Melhores Filmes Biográficos
Dou-lhe um 8/10, pois creio que são necessarios filmes como este para conhecer e compreender a historia da guerra fria. O filme tem até uma parte comica, a situação do amigo do fotografo (Belushi) que se ve no meio de uma guerra civil e tenta aproveitar mesmo assim o tempo que passa aí, frecuentando prostitutas e fumando marijuana.
Sem comentários:
Enviar um comentário