4 de março de 2010

Eden a Oeste (2009) de Costa-Gravas

Eden à l' Ouest (2009) é o novo filme do mais famoso realizador grego Costa-Gravas. Para quem não conhece este realizador recomendo que leia este artigo; Costa-Gravas o Politicamente Incorrecto. Neste filme o realizador conta com o italiano Riccardo Scamarcio no principal papel.

O tema que esta vez Costa-Gravas traz ao grande ecrã é a imigração ilegal. Conta a historia de Elias, um jovem do norte de África que tenta chegar à Europa num barco cheio de compatriotas seus, mas quando já estão perto da costa grega a policia marítima intersecta o barco e Elias decide saltar do barco e chega a uma praia nadando. Curiosamente a praia é uma espécie de condomínio fechado para turistas. Aí terá que tentar passar despercebido para conseguir sair do condomínio e chegar a Paris, que é o seu objectivo.

O filme é interessante, tem alguns pontos altos, sobretudo no inicio quando mostra a esperança das pessoas em encontrar uma vida melhor, ou quando Elias tenta passar despercebido entre os turistas. mas o filme tem também alguns pontos baixos, Elias não representa o típico imigrante ilegal, é demasiado ingénuo e bonito, é constantemente seduzido por homens e mulheres. Além disso a sua passagem entre a Grécia e Itália não se percebe bem como consegue entrar em Itália.

Melhores Filmes de Drama

Dou-lhe um 6/10, gostei da forma como o realizador representa a imigração ilegal e como os europeus enfrentam o tema, muitos tentam aproveitar-se dos ilegais e alguns ajudar. Contudo o realizador para que o filme não fosse muito parado põe o Elias em situações exageradas, sempre com a policia atrás dele.

5 comentários:

  1. A mi también me gusto la pelicula, aunque veo los mismos puntos débiles que tu le ves ( no es el inmigrante ilegal típico). Quizas en lo que didiento es en que para mi, todos intentan aprovecharse de él, incluso los que le ayudan, porque todos tratan de obtener algo de él: sexo, un padre para sus hijos,...un abrigo,...
    Ghettodefendant

    ResponderEliminar
  2. Já vi um filme desse diretor e me parece ser interessante a história desse novo dele. Quando
    der, vou conferir!

    Grande abraço e parabéns pelo blog.

    ResponderEliminar
  3. Vale a pena ser o filme, sobretudo para quem gosta de filmes com conteudo politico, Costa-Gravas é um mestre.

    ResponderEliminar
  4. Bom e divertido, o filme serve para fomentar uma reflexão sobre a imigração ilegal. Mas, demasiado fantasioso, deixa de fora outros aspectos muito importantes na abordagem deste assunto, como o preconceito, a subserviência, os diferentes contextos de imigração. Quem dera que todo imigrante caisse numa ilha paradisíaca!!!
    SSA

    ResponderEliminar