24 de novembro de 2009

Costa-Gavras o Politicamente Incorrecto

Costa-Gravas é possivelmente o mais famoso realizador grego, o seu trabalho cinematográfico é principalmente de denuncia politica, ou sobre problemas sociais. Com quase 20 filmes na sua carreira e vários prémios já recebidos, sobretudo por dois filmes, Z de 1969 e Desaparecido de 1982.

Por sugestão de um amigo, decide ver Missing (Desaparecido) de 1982, um filme que conta a historia verídica de um jornalista de esquerda que desaparece misteriosamente durante o golpe militar de 1973 em Chile que depôs Dalvador Allende. O realizador conta a busca por parte do seu pai e da sua mulher para saber a verdade. Aos poucos as personagens começam a perceber que que existem fortes indícios que o governo dos Estados Unidos ajudou para a realização do golpe e consequentemente para o desaparecimento do jornalista.

O filme está bem, com excelentes interpretações de Jack Lemmon e Sissy Spacek, e uma boa representação do golpe militar, contudo achei a sua duração demasiado longa e por vezes aborrecido, faltando-lhe um pouco de adrenalina, dou-lhe um 6/10.

Decidi dar mais uma oportunidade ao amigo Gavras e vi Z de 1969 e tenho que dizer que gostei bem mais deste filme. Um thriller politico que representa de forma fictícia os acontecimentos que rodearam o assassinato de um politico democrata de esquerdas grego e posteriormente o golpe militar que veio a ocorrer no inicio dos anos.

Melhores Filmes de Históricos/Biográficos

Com argumento bastante arrojado, algum humor negro e adrenalina, fez com que o filme ganha-se inúmeros prémios, inclusive foi o primeiro filme a ser nomeado para os oscars nas categorias de melhor filme e melhor filme estrangeiro, ganhando dois oscars (melhor montagem e melhor filme estrangeiro).

Dou-lhe um 8/10, um filme a não perder para quem gosta de filmes sobre enredos e complôs políticos, como JFK ou Salvador de Oliver Stone ou mesmo Camarate do português Luís Filipe Rocha.

Sem comentários:

Enviar um comentário