14 de março de 2010

O Delator (2009) The Informant

Steven Soderbergh é dos realizadores que sigo o seu trabalho com atenção, é um realizador bastante versátil com filmes dramáticos como Traffic (2000), biográficos como Erin Brockovich (2000) ou Che Guevara (2008), de ficção cientifica como Solaris ou mesmo comédia como a saga de Ocean's Eleven (2001-2007). Em este seu novo trabalho, The Informant (2009), conta com Matt Damon no papel principal.

O argumento é sobre uma historia verídica que se passou no inicio dos anos 90, quando Mark Whitacre (Damon) um executivo de uma empresa de alimentação é abordado pela FBI por uma chantagem que este sofre por parte de um dos rivais japoneses, aí Mark decide contar ao FBI que a sua empresa e as suas concorrentes estão a manipular os preços da lisina (um aditivo usado em cereais). A partir daí Mark começa a colaborar com o FBI sem que os seus chefes desconfiem, essa colaboração estende-se com vários encontros, gravações e filmagem. Contudo Mark sofre de bipolarismo e a maioria de coisas que conta aos agentes é mentira, o que o deixa numa situação ridícula.

O filme é interessante, tem uma primeira parte um pouco aborrecida com constantes pensamentos de Mark que servem para demonstrar como ele não está bem psicologicamente, mas a segunda parte melhora bastante, o filme ganha em acção e aos poucos começamos a descobrir todas as mentiras de Mark e as peças começam a encaixar. Matt Damon está brilhante no papel, só por isso já merece a pena ver o filme, e podemos confirmar que realmente ele pode fazer bem um papel dramático como este como um de acção como a saga de Bourne.

Melhores Filmes Biográficos

Dou-lhe um 6/10, Steven Soderbergh fez as pazes com Hollywood com este filme, após os fazer os polémicos dois filmes sobre Che que foram mal recebidos nos Estados Unidos, Soderbergh faz um filme ao jeito dos grandes estúdios, com um orçamento de 22 milhões de euros, o filme já obteve um encaixe de 35 milhões de dólares. Embora o filme tenha pormenores engraçados está claramente abaixo da media a que estamos nos há acostumado o realizador.

2 comentários:

  1. Ola, muitos parabéns pelo seu blog, está genial. Acedi ao seu blog atraves de um link de um parceiro do meu site www.portalcelebridades.com, voce está interessado em trocar de link?

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pela visita, e irei colocar o teu site na minha lista de blogues.

    1 abraço

    ResponderEliminar