7 de junho de 2009

Ernesto Che Guevara o Filme

Depois de ter visto The Argentine, fiquei com muita vontade de ver a segunda parte do filme de Steven Soderbergh A Guerrilha, por estupidez deixar escapar a sua estreia no cinema e tive de esperar até agora pelo dvd.

A vida do comandante Che, dá para fazer vários filmes, foi uma vida rica em aventuras e luta contra o sistema instalado. A sua adolescência foi retrata num excelente filme Diários de um Motociclista, onde com um amigo de faculdade decide viajar pela América Latina com uma moto. Após ter terminado a faculdade Che decide fazer uma 2ª viagem onde conhece muita gente com pensamentos idênticos, no México conhece Fidel e Raul Castro e avança para Cuba, esta parte da sua vida é retratada em The Argentine. Após a revolução é nomeado ministro da industria, fracassa nesta tarefa e vê diminuir as suas atribuições no partido. Avança em lutas de guerrilhas no Congo e Venezuela. Organiza uma outra guerrilha em Bolívia onde é morto, esta ultima parte da sua vida é retratada em A Guerrilha.

Devo dizer que The Argentine foi para mim o melhor filme de 2008, com excelentes interpretações e com uma historia contada de uma maneira bastante imparcial, o filme é uma obra prima. Liderados por Fidel Castro, um grupo de mais de 80 rebeldes parte até Cuba. Entre esses jovens rebeldes está um médico, soldado e marxista argentino Ernesto "Che" Guevara. Alimentado só pela determinação, o grupo mistura-se numa rápida e sangrenta batalha para liberar o povo cubano da corrupta ditadura de Fulgencio Batista. A vitoria chega dia 1 de Janeiro de 1959. No filme também se pode apreciar como Guevara representa Cuba perante as Nações Unidas em 1964. Aqui deixo o trailer.



Em Guerrilha o filme foca a tentativa de Che de começar uma Revolução em Bolívia, onde morrerá em 1967. Introduz-se incógnito no país e recruta a outra banda de guerrilheiros nas duras selvas. Embarca numa missão cheia por traições e falta de apoio, que levaria o movimento até ao fracasso. Na revolução cubana os camponeses juntaram-se a causa, mas em Bolívia os camponeses não confiaram nos guerrilheiros, estes eram na sua maioria cubanos e os bolivianos via-nos como estrangeiros assassinos. Che comentou um grave erro em decidir tentar convencer os campesinos quando eram os mineiros bolivianos estavam mais receptivos a uma revolução. Além disso o partido comunista boliviano não lhe deu apoio e o apoio de cuba era escasso, o fracasso era iminente. O filme retrata na perfeição esta situação. Dou-lhe um 9/10.

Deixo aqui o trailer da segunda parte:




Tenho que confessar que Che Guevara é uma das personagem do século XX que mais me fascinou. Desde a altura que soube que deixou a sua família em Cuba e o seu emprego de ministro e comandante do exercito, para partir no mundo lutando por aquilo que acreditava, que era a libertação do povo. Che era um homem que acredita no ser humano, era um tipo integro, humilde e corajoso que acreditava que poderia mudar a forma de pensar dos homens, acreditava que os homens poderiam deixar de explorar e escravizar a si mesmos. Claro que como ser humano também tinha os seus defeitos, matou várias pessoas desarmadas e foi um péssimo ministro da industria cubana. Assim que ele sabia qual era sua missão, aquilo em que era bom, era na guerrilha, como líder de soldados.

Como exemplo da sua integridade, há uma historia engraçada, uma vez a sua esposa Hilda foi detida por um policia por conduzir um carro sem carta de condução, ficou um dia inteiro detida, por expressa indicação de Ernesto. Segundo ele havia cometido uma falta e tinha que pagar-la como qualquer outro cidadão.

Para finalizar os filmes de Soderbergh foram muito polémicos, nos EUA chegou-se a dizer que era uma homenagem a um assassino e terrorista, como é lógico um filme tão polémico foi esquecido pela academia dos oscars, que preferem vender o sonho americano que o seu imperialismo. Contudo o realizador já disse que estaria disposto a fazer uma terceira parte. Espero que sim. Aqui vós deixo uma bela musica sobre o mito. Hasta siempre Comandante.

Sem comentários:

Enviar um comentário